Veremos neste capítulo o que são variáveis e constantes, e quais os tipos podem ser usados no Portugol. Aprenderemos também sobre o conceito de visibilidade ou **escopo **de variáveis e seu tempo de vida durante a aplicação.
Em toda linguagem de programação temos tipos de dados, algumas não levam isso em consideração deixando que o usuário transforme as variáveis de um tipo a outro no decorrer da execução de código, isso pode ser bom, ou ruim, depende da disciplina do programador, não iremos discutir esta prática agora, e usaremos linguagens fortemente tipadas, ou seja, uma vez declarado o dito de dado que será depositado na variável, a tentativa de usar outro tipo irá acarretar erros.
Não veremos ainda como os dados são armazenados na memória do microcontrolador ou computador, apenas entenderemos sobre tipo de dado, seus valores limites e como lidar com cada tipo de variável. Tal entendimento será absorvido no decorrer do uso de cada variável, mas quando iniciarmos os estudos da linguagem C/C++ será necessarío compreender mais a fundo como tais veriáveis são representadas na memória ou registradores.
Revisado: {{ file.mtime }} | Compilado: {{ gitbook.time }}