-
Notifications
You must be signed in to change notification settings - Fork 0
4.1 Modelo DICCA
A produção de informação tem sido pensada tradicionalmente de acordo com o modelo "dados, informação e conhecimento" (DIC). Esse modelo é insuficiente para orientar a aplicação de informações em nível local.
Uma visão ampliada desse modelo pode ser concebida com a inclusão dos papéis da comunicação e da ação. Assim, numa nova abordagem, “dados, informação, conhecimento, comunicação e ação” (DICCA) formariam um conjunto com componentes que abrangem desde o caráter normativo (dados e informação) até a natureza estratégica, que se configura por conhecimento, comunicação e ação. Isto constitui então processos de trabalho que se inter-relacionam e retroalimentam constantemente, conforme figura a seguir.
Por meio da utilização do modelo DICCA junto ao Modelo Qualidados é possível identificar os principais problemas sobre a qualidade dos dados de forma regionalizada.
Nesse sentido temos:
- ➢ O dado como sendo um valor quantitativo não trabalhado. Ex.: Base de dados do DataJud;
- ➢ A Informação como o dado interpretado. Ex.: Indicadores de qualidade dos dados do DataJud;
- ➢ O conhecimento como a informação aplicada. Ex.: Desigualdades regionais e entre os tribunais na qualidade dos dados do DataJud;
- ➢ A comunicação como sendo o trabalho integrado. Ex.: A conexão ou rede de conversações entre os setores ligados e interessados na produção, aplicação e qualidade dos dados;
- ➢ A ação como intervenções que produzem mudanças significativas. Ex.: Saneamento da base de dados do DataJud por meio da correção educativa e treinamento adequado dos profissionais produtores da informação.
- Grau em que os registros de um Sistema de Informação possuem valores não nulos.
- Exemplo: Proporção de processos com o campo "classe" em branco.
- Grau em que variáveis relacionadas possuem valores coerentes e não contraditórios.
- Classe de processo civil com "crime contra a vida" no assunto. Ou com menos de 20 dígitos.
- Grau em que, no conjunto de registros, cada evento do universo de abrangência do Sistema de Informação é representado uma única vez.
- Grau em que estão registrados no Sistema de Informação os eventos do universo (escopo) para o qual foi desenvolvido.
- Exemplo: Número esperado e real de processos.