Skip to content
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre edited this page Nov 29, 2016 · 4 revisions

Tutorial: como usar o abnTeX2 com o Pandoc

Esta página contém instruções acerca do uso do template abntex2.latex. Este permite ao Pandoc gerar código LaTeX compatível com abnTeX2. As diversas opções do template também são descritas.

Para usar o template é necessária a instalação prévia do Pandoc.

OBS: Caso deseje escrever o seu trabalho acadêmico em Markdown, consulte a ferramenta limarka, que utiliza templates baseados no abnTeX2. O resto dessa página descreve como utilizar o template fornecido pela ferramenta pandoc.


O editor Pandoc

O Pandoc é um conversor de linguagens de marcação. Ele lê tipos de arquivos e gera outros. Entre as opções estão Markdown, HTML, DocBook, OpenDocument, EPUB, LaTeX e outros.

Acesse a página do Pandoc para adquirir o software (e a lista de tipos de arquivos compatíveis). Ele é compatível com a maioria dos sistemas operacionais.

Instalando o arquivo abntex2.latex

Para utilizar o abnTeX2 com Pandoc, baixe a última versão do template: abntex2.latex.

O arquivo abntex2.latex é um modelo (isto é, um template). Ele indica aonde o Pandoc deve inserir quais informações, de forma a termos código LaTeX válido compatível com abnTeX2 no final.

A documentação sobre os templates do Pandoc pode ser acessada aqui. Indica-se esta leitura caso você queira contribuir para o projeto (ou caso queira tirar dúvidas quanto ao uso destes arquivos).

Usando o template

O arquivo deve ser posto em um dos diretórios acessados pelo Pandoc (ver documentação). Além disso, a flag --template=caminho/do/template/abntex.latex deve ser informada ao Pandoc, juntamente com a opção -V documentclass=abntex2 (de forma a manter a compatibilidade com classes derivadas desta no futuro). Para o funcionamento básico estas informações são suficientes.

Um conjunto extra de opções, porém, é sugerido para a produção de arquivos mais próximos dos modelos TeX apresentados pelo projeto abnTeX2: pandoc -V documentclass=abntex2 --template=/caminho/absoluto/para/abntex2.latex -SRs --normalize --filter=pandoc-citeproc -V lang=english,french,spanish,german,brazil -V papersize=a4paper -V fontsize=12pt -V classoption=twoside -V classoption=openright -V linkcolor=blue caminho/do/arquivo.md -o caminho/do/arquivo.pdf. Recomenda-se o uso de um script ou alias para tal.


Criando um documento com abnTeX2 e Pandoc

Modelos de documentos abnTeX2 Pandoc em Markdown

Deseja-se poder reproduzir com o Pandoc os modelos em LaTeX puro de documentos produzidos com abnTeX2. Você pode baixar exemplos existentes do repositório do projeto.

Atente que este é trabalho em andamento. toda e qualquer contribuição é bem vinda. Veja como contribuir.

Metadados

Os seguintes metadados YAML relevantes ao abnTeX2 estão disponíveis:

  • title: título do trabalho (caso não haja capa será chamado \maketitle)
  • date: data
  • author: autor(es) do trabalho
  • place: local
  • institution: instituição
  • preamble: ver documentação do abntex2 (\preambulo{...})
  • abstract: texto do resumo
  • tags: lista de palavras-chave (aparece somente se abstract tiver sido definido)
  • tagstitle: nome para substituir "Palavras-chave" no texto
  • capa: se true chama \imprimircapa
  • folhaderosto: se true chama \imprimirfolhaderosto
  • tipotrabalho: natureza do trabalho

Em tese todas os metadados são opcionais, aumentando a flexibilidade da utilização.

\postextual

O template, por uma série de razões, não aciona automaticamente o comando \postextual. Caso você precise dela, faça-o ao final do arquivo. Talvez seja necessário informar a flag -R ("raw") ao Pandoc, para que ele não processe LaTeX bruto. Na conversão para outros tipos de arquivo o comando deve desaparecer.

pandoc-citeproc

O template foi pensado para uso com o sistema de citações do Pandoc, o filtro pandoc-citeproc. Isto traz a vantagem de as citações continuarem funcionando quando o arquivo original é convertido a outros que não sejam LaTeX.

Para este uso, cite como na documentação do Pandoc e insira os metadados YAML bibliography (caminho de um arquivo .bib) e csl (caminho de um arquivo do tipo Citation Style Language. Vários podem ser adquiridos aqui, incluindo customizações da norma ABNT).

Após o uso de \postextual, insira um cabeçalho informando o início das referências (em Markdown #Referências, em HTML talvez <h1>Referências</h1>).

Veja também

Clone this wiki locally