- Posso trabalhar no canadá somente com o visto de turista (ou ETA)?
Não.
- Preciso fazer prova de proficiência de inglês/francês para aplicar para as vagas canadenses?
Oficialmente não, a imigração não coloca esse requisito quando você aplica para um work permit, porém uma empresa canadense pode exigir alguma prova de proficiência no seu processo de contratação, mas isso Não é comum de acontecer.
- Posso mandar o currículo em português para as vagas canadenses?
Não é recomendável, as linguas oficiais do canadá são inglês e francês, para aumentar suas chance mande o currículo na lingua oficial da província da empresa, em geral, Quebec e algumas províncias do atlântico valorizam o Francês, todas as outras províncias valorizam o inglês.
É um visto de trabalho temporário no país. Existem 2 tipos de work permit, o aberto (Open Work Permit) e o fechado (Closed Work Permit).
-
Closed: Você só pode trabalhar para a empresa que patrocinou sua imigração. Seu visto expira com uma média de 3 anos ou em caso de desligamento de um dos lados(Empresa ou Funcionário).
-
Open: Você tem direito de trabalho em qualquer lugar durante o período de validade do visto.
Normalmente esse permit está ligado a contratação de um estrangeiro por uma empresa.
Para uma empresa canadense poder contratar um estrangeiro, ela precisará de um documento chamado LMIA (Labour Market Impact Assessment). Um LMIA é um processo de verificação do mercado de trabalho em que o Employment and Social Development Canada (ESDC) avalia se uma oferta de trabalho dada a um trabalhador estrangeiro não terá um impacto negativo sobre o mercado de trabalho canadense. A principal vantagem do LMIA, é que ele pode garantir até 200 pontos no processo de imigração pelo Express Entry para o contratado.
Se voce tem idade entre 18 e 30 anos e está fazendo curso superior; ou pós graduação; ou se formou nos últimos 6 meses, é possível conseguir um Closed work permit através do processo IEC Young Professionals onde você aplica através de uma RO (Recognized Organization). A RO que atuam no Brasil com esse tipo de visto é a AIESEC. A AIESEC é uma instituição de intercâmbio cultural, você poderá se candidatar a vagas de centenas de países e ir trabalhar lá. O processo da AIESEC consiste em:
- Se candidatar as vagas para trabalho.
- Entrevista com membros da AIESEC.
- Entrevista com a empresa contratante.
- Ao ser contratado pela a empresa, você paga a taxa da Aiesec (em cada vaga tem o valor especifico).
- Receber a carta da AIESEC.
- Iniciar o processo de solicitação de visto de trabalho.
A Vantagem do IEC Young Professionals é que o empregador não precisa emitir um LMIA para lhe contratar (processo que chega a levar 2 meses). Se você conseguir uma vaga Full Time você poderá usar a sua experiência de trabalho no processo de imigração pelo Express Entry.
É possível após o contrato com empregador, o empregador renovar seu contrato através de outro contrato IEC Young Professional, dessa vez não será obrigatório estar matriculado, e seu contrato pode extender por até 1 ano. Ou até mesmo através de LMIA, mas esse processo se torna mais simples, uma vez que você já está trabalhando na empresa, o empregador apenas emitirá uma carta para o governo canadense e você poderá aplicar para o processo de renovação do seu permit por até 2 anos.
Caso o empregador não renove seu visto, também é possível reaplicar para o IEC Young Professional, conseguir outra vaga e assim extender sua permanência no Canadá.
A principal desvantagem do IEC Young Professionals em relação ao LMIA, normalmente o salário é abaixo do mercado e a posição que você se candidata normalmente são de estagiários. Um bom planejamento financeiro é fundamental para o seu processo até a residência permanente dar certo.
Vale lembrar que as vagas da AIESEC não são exclusiva do Brasil, e você estará concorrendo com pessoas do mundo inteiro.
Outro ponto importante é que com o IEC Young Professionals você fica isento do LMIA quando aplicar para a residência permanente. Basta o empregador (no Canadá) fazer uma carta mencionando o NOC, o tempo que você trabalhou na empresa (canadense) e o quanto seu trabalho foi significante para a empresa, mostrando as atividades exercida, o tempo de trabalho e o salário recebido. Dessa maneira, você entra na categoria "Canadian Interests" e recebe + 50 pontos (caso seu NOC for A ou B) no Express Entry sem precisar de um LMIA. Uma dica é mencionar na carta que essa regra que aplica para você.
Resposta simples: SIM! TEM!
Processo:
Dentro dessa categoria não é possível fazer uma aplicação conjunta como o Work Permit baseado no LMIA. É importante o Aplicante principal (o que conseguiu a vaga e está aplicando pra um work permit) colocar as comprovações financeiras no seu registro para o work permit e certidão de casamento no seu processo.
O Conjuge devera criar um perfil no site do governo canadense e aplicar pra um Visitor Visa. Além de todos os documentos obrigatórios (incluindo a certidão de casamento) na aplicação de visitor visa, deverá ter uma carta de intenção informando o UCI e a aplicação do work permit do aplicante principal. Com isso o oficial conseguirá linkar os perfis e tratarão como um processo só.
Após a chegada do casal no Canadá, o cônjuge ainda não poderá trabalhar. Porém, após o aplicante principal receber seu terceiro paystub (contra-cheque), o cônjuge poderá solicitar a alteração de status de Visitor para Worker. Nessa nova aplicação é preciso colocar além dos documentos de identificação obrigatórios, tem que adicionar Visitor Permit, o work permit do aplicante principal e os 3 paystubs.
Esse tipo de aplicação é considerado uma extensão de visto e terá prazos diferentes.
E se não tiver certidão de casamento? Nesse caso, terá que emitir uma certidão de união estável emitida nos cartórios brasileiros, essa certidão requer uma idade de 1 ano, ou seja, ela deverá ser emitida um ano antes de usar na aplicação do work permit para ser considerada válida ao governo canadense. Certidão de casamento não tem esse requerimento.
Atualizado em 26/04/2021
É possível pegar um Open Work Permit aqueles que:
- são estudantes internacionais que se formaram em uma instituição de ensino designada e são elegíveis para o Programa de Permissão de Trabalho de Pós-Graduação.
- é um estudante que não é mais capaz de arcar com os custos de seus estudos (estudante carente) aplicada para residência permanente no Canadá
- é um familiar dependente de alguém que solicitou residência permanente
- é o cônjuge ou parceiro de um trabalhador qualificado ou estudante internacional
- é cônjuge ou parceiro de direito comum de um candidato do Programa Piloto da Imigração Atlântica
- são refugiados, requerentes de refugiados, pessoas protegidas ou seus familiares
- estão sob um pedido de remoção inexequível
- são titulares de uma autorização de residente temporário
- é um jovem trabalhador participando de programas especiais (como o IEC Work Holiday Visa)
O Working Holidays (WHV) é uma das três modalidades do International Experience Canada (IEC) , para pessoas de países que possuem o Youth Mobility Agreement (YMA). O Brasil não faz parte do YMA, porém é possível requisitar através de uma Recognized Organization (RO) ou empresas que as representem, como World Study e Encubate.
Mesmo o Brasil não fazendo parte dos países homologados, é possível aplicar para esse visto por uma RO Canadense e empresas parceiras. Informação oficial.
O visto recebido através do Work Holiday Visa é um OWP – Open Work Permit ou seja um visto de trabalho aberto, com ele você pode trabalhar em qualquer região do Canadá até 40h por semana (full-time) permitidas por lei e em qualquer área, desde que a área não seja regulamentada ou seja você não pode exercer: medicina, advocacia, engenharia etc, sem uma validação do seu diploma, antes de requisitar o visto verifique se sua área exige esse tipo de validação, na maioria dos casos essa re-validação exigirá uma faculdade no Canadá o que pode sair caro. A título de informação áreas de TI – Tecnologia da Informação são profissões não regulamentadas, ou seja, você não precisa revalidar seu diploma para trabalhar em empregos dessa área.
QUAIS SÃO AS EXIGÊNCIAS PARA CONSEGUIR UM WHV?
- Idade mínima de 18 e máxima de 35 anos. (…)
- Você precisa apresentar um passaporte válido.
- Seguro de saúde para toda duração do programa.
- Nada consta criminal (Nem sempre é solicitado)
- Exame médico realizado por um médico autorizado.
- Ter sido fichado por dirigir embriagado é um crime sério no Canadá, e será um impeditivo, a não ser que você faça uma reabilitação.
- Os EUA e Canadá compartilham informações entre si, se você ou um parente esteve ilegal nos EUA isso pode comprometer sua habilitação.
Tudo sobre o Work Holiday Visa
Você sabe o que é o Labour Market Impact Assessment (LMIA)?
Who can apply for an open work permit?
Types of work permits for your situation
É importante entender que esse repositório é apenas para informações gerais, do qual é quase impossível manter totalmente atualizado com os sites oficiais do governo. Então tenha esse repositório como uma visão geral, e não verdade absoluta. Sempre procure a informação atualizada nos sites oficiais do governo.
O objetivo é somente para trazer informações para brasileiros (ou falantes de lingua portuguesa) sobre o Canadá.
O Primeiro e MAIS IMPORTANTE PASSO para Imigrar para o Canadá é VOCÊ MESMO PESQUISAR Todas as Possibilidades para o Seu Perfil!! Sem esta Constante Pesquisa VOCÊ VAI PERDER OPORTUNIDADES. Após ler o repositório compartilhe as suas Dúvidas no grupo do Telegram TI no Canadá, todas as pessoas estão lá para tirar duvidas, trocar ideias, informação e ajudar você na sua decisão. Participe!!!.
Lembre-se de ler as regras e sempre mantenha o Respeito e a Educação para com TODOS.
Duvidas sobre siglas e palavras? Consulte nosso Glossário