A segurança e privacidade do usuário na internet têm se tornado temas cada vez mais importantes nos dias atuais. Com o aumento do uso de computadores com acesso à internet e a disponibilização de muitos serviços online, como WhatsApp, Telegram, Messenger, entre outros, o número de computadores infectados por malwares também tem aumentado. Um estudo da Kingsoft de 2016 mostrou que, em média, de 2 a 5 milhões de computadores são infectados por dia.
Embora os comunicadores instantâneos utilizem criptografia entre dispositivos, não é possível garantir que o dispositivo que recebeu ou enviou a mensagem não esteja infectado por um malware. Esses malwares podem capturar a mensagem antes mesmo do usuário pressionar ENTER, por meio do uso de keyloggers ou gravando a tela do usuário para enviá-la a hackers.
A minha proposta busca uma solução para esse problema. Utilizando um Arduino conectado ao computador, podemos criar um middleware entre um teclado externo e o computador para realizar a criptografia de mensagens que realmente precisam ser seguras e privadas.
O Arduino receberia a entrada de dados do usuário por meio do teclado e criptografaria a mensagem antes mesmo de ser digitada no computador. O Arduino também possibilitaria visualizar e alterar a mensagem original por meio de um display conectado a ele.
Na outra extremidade, onde a mensagem é recebida, seria necessário um dispositivo semelhante. Nesse caso, seria utilizado um programa em que a mensagem recebida é colada e enviada para o Arduino realizar a descriptografia da mensagem. A mensagem original seria exibida no display.
- Yubico
- KeyScrambler
- Teclado sem fio da Microsoft com sistema de criptografia
- Review: Teclado Mecânico Wireless Matias Secure Pro
- Keymap ABNT2
- Teclas PyAutoGUI
- Display LCD I2C
- Ícone
- Renomear o repositório
- Tornar público
- Refatorar programa em Python
- Criar banner para o repositório do Git
- Permitir rolagem no visor (permitir voltar)
- Selecionar criptografia (rot47)
- Criptografar mensagem no modo "encrypt"
- Descriptografar mensagem no modo "decrypt"
- Colocar todos os comentários e variáveis em inglês
- Fazer comandos combinados funcionarem (Ctrl + A)
- Troca de modo do programa
- Decrypt não está funcionando
- Ao clicar várias vezes rapidamente, o texto está sendo escrito em vez de executar a ação
- Remover a limitação de utilização de apenas caracteres ASCII