A API Restful-Booker, é um sistema que simula reservas de um hotel
Foi elaborado o roteiro de testes, nesse roteiro é detalhado: os cenários, casos de testes, os passos, ações, dados de entrada, condições de teste, resultados esperados e pré-requisitos necessários para executar testes na API.
- Restful-booker: CRUD (Create, Read, Put, Delete) para gerenciar informações sobre reservas em um hotel, como criar uma reserva, buscar uma reserva especifica, listar todas as reservas, atualizar as reservas e deletar uma reserva, filtar por nome, filtrar por check in ou checkout e gerar token.
- Endpoints comuns:
- POST {{baseURL}}/booking
- GET {{baseURL}}/booking/{{id}}
- PUT {{baseURL}}/booking/1
- DELETE {{baseURL}}/booking/2
Antes de realizar os testes na API configurei o ambiente de testes, com algumas variáveis específicas para que fossem usadas nas requisições.
No Postman foi adicionado a collection da API restful-booker, além de realizar os testes de CRUD, também realizei algumas validações, como por exemplo: Status code 200, tempo de resposta, campos obrigatórios, formato da datas entre outros.
Tentar gerar token com credenciais inválidas
Tentar gerar token com credenciais inválidas
Atualizar uma reserva existente
Atualizar uma reserva existente
Buscar reservas por data de check-in e por data de check-out
Através do relatório de bugs, você pode usar os filtros para gerenciar a quantidade, status, severidade e prioridade dos bugs. Foi aplicado nessa planilha filtros