-
Notifications
You must be signed in to change notification settings - Fork 1
Estágio X Iniciação Científica
Acadêmia ou Mercado? Quais os benefícios de fazer uma iniciação científica e quais os benefícios de fazer um estágio?
Os questionamentos que rodeiam a mente do jovem calouro que não sabe ainda qual caminho escolher, perseguem também os veteranos. Então para conseguir te ajudar nesse quesito, fizemos uma série de tópicos, com opiniões coletadas de estudantes que vagaram pela acadêmia (Iniciação Científica) e pelo mercado (Estágio fora do campus) e o que elas tem a dizer.
Se você está convicto que entrou na faculdade pra construir uma carreia no mercado - lugar onde as pessoas empreendem e criam suas próprias empresas - arriscar um estágio definitivamente é uma boa escolha. Mas, se você começou curtindo o lado bom da vida acadêmica, e definitivamente já sabe que quer fazer uma especialização, mestrado ou doutorado quando formar, publicar artigos científicos e se tornar um pesquisador, a busca por uma Iniciação Científica em uma área que te interesse, vai te fazer muito bem.
Na tríade de cursos do DCC, os professores e coordenadores, recomendam que o estudante comece a buscar um estágio (sendo ele obrigatório ou opcional), após você ter concluído o seu ciclo básico de disciplinas, o que equivale a conclusão do 3ª/4ª período. Nós aqui, recomendamos o mesmo. Porque? O ciclo básico, é o seu momento de adaptação, da saída do ensino médio (na grande maioria dos casos) para um ambiente acadêmico que é totalmente diferente do que está acostumado. As disciplinas, o ritmo de estudo, a adaptação em si, são bastante cansativos e vão exigir dedicação para que você tenha um bom desempenho no que está cursando. Sendo assim, ao concluir esse ciclo, você já estará mais adaptado do que nunca, e pronto pra dividir seu tempo com um estágio de 4hrs ou 6hrs diárias.
Já iniciação cientifica, você pode começar a buscar logo quando iniciar o seu curso de graduação. No entanto, alguns fatores sempre geram aquele, "depende" na hora de ir bater na porta do professor com o famoso "Olar, tenho interesse. Quer ser meu orientador(a)?"
- Quando você está cursando o primeiro período, e não possui experiências com nenhuma área, apenas aquele vago interesse em alguma disciplina legal, pode ser mais difícil que um professor te aceite como orientando. Na maioria dos casos, o professor(a) vai querer saber o motivo do interesse na área de pesquisa dele(a), e como está sendo o seu desempenho nas disciplinas já cursadas e em curso, que podem ou não se relacionar com a área de pesquisa. No primeiro semestre, se você não for aquele aluno de transferência ou já com outra graduação e experiências na bagagem, você não terá um histórico e nada com o qual se comparar/avaliar, e isso pode resultar em um "volta no semestre que vem" do professor. O que não é algo ruim. É pro seu próprio crescimento.
- Se você já está naquele segundo período, e teve aulas que te deixaram super empolgados e com interesse no respectivo assunto, esse pode ser o momento para enviar aquele email ou ir fazer um plantão na porta da sala do professor pra saber se ele tem uma vaguinha pra mais um orientando (Você!!!).
- Se você curte uma área/assunto (por exemplo: jogos), que não foi abordado em nenhuma disciplina ainda, mas mesmo assim você tem aquela vontade em aprender, estudar e fazer pesquisa no assunto, você pode também procurar um professor(a) e explicitar sua vontade. Aí vem o famoso "depende" atacando novamente. O professor pode ser simpático o suficiente pra te aceitar e te orientar pra você começar a aprender do zero sobre o assunto, ou ele pode pedir que você curse uma disciplina relacionada para avaliar seu desempenho, lhe dando aquela oportunidade de auto descoberta também, pra saber se você gosta ou não, e se é isso mesmo que você quer.
Em suma, a escolha de buscar um estágio ou uma iniciação científica sempre vai vir com aquele "depende". Confere aqui as opiniões de algumas alunas do DCC que já tiveram experiência nos dois caminhos.
Se você possui a necessidade de se sustentar, a busca por um estágio
vai lhe trazer mais benefícios financeiros. O que uma bolsa de iniciação
científica, que é apenas um auxilio estudantil, pode não ser suficiente pra você.