Skip to content

Estágio X Iniciação Científica

Mírian edited this page Mar 8, 2019 · 7 revisions

Acadêmia ou Mercado? Quais os benefícios de fazer uma iniciação científica e quais os benefícios de fazer um estágio?

Os questionamentos que rodeiam o jovem calouro que não sabe ainda qual caminho escolher, perseguem também os veteranos. Então para conseguir te ajudar nesse quesito, fizemos uma série de tópicos, com opiniões coletadas de estudantes que vagaram pela acadêmia (Iniciação Científica) e pelo mercado (Estágio fora do campus) e o que elas tem a dizer.

Como saber qual é o ideal pra você?

Se você já sabe que você está na faculdade pra construir uma carreia no mercado, lugar onde as pessoas empreendem e criam suas próprias empresas, arriscar um estágio definitivamente é uma boa escolha. Mas se você já começou curtindo a vida acadêmica, já sabe que quer fazer mestrado, doutorado, publicas artigos científicos e se tornar um pesquisador, a busca por uma Iniciação Científica em uma área que te interesse, vai te fazer muito bem.

Mas e se eu não sei qual é o ideal pra mim? Quando e como eu busco um dos dois?

Na tríade de cursos do DCC, os professores e coordenadores, recomendam que o estudante comece a buscar um estágio (sendo ele obrigatório ou opcional), após você ter concluído o seu ciclo básico de disciplinas, o que equivale a conclusão do 3ª/4ª período. Nós aqui, recomendamos o mesmo. Porque? O ciclo básico, é o seu momento de adaptação, da saída do ensino médio (na grande maioria dos casos) para um ambiente acadêmico que é totalmente diferente do que está acostumado. As disciplinas, o ritmo de estudo, a adaptação em si, são bastante cansativo e vão exigir dedicação, para que você tenha um bom desempenho. Sendo assim, ao concluir esse ciclo, você já estará mais adaptado do que nunca, e pronto pra dividir seu tempo com um estágio de 4hrs ou 6hrs diárias.