Utilizando-se do método Processos Pontuais da Estatística Espacial, analisei os focos de incêndio no Brasil no mês de Abril de 2017. Tais dados foram obtidos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Antes de se iniciar a aplicação do método dos Quadrats, foi observada a distribuição dos pontos do conjunto de dados. Notou-se o possível padrão de agregação na região Centro-Oeste do país. Isto poderia se dar devido às características do Bioma desta região ou devido à relação existente entre os focos de incêndio.
A partir da aplicação do Método do Quadrats, Método Kernel e Função K de Ripley se encontraram para o conjunto de dados analisados evidências estatísticas da existência do padrão pontual ser de agregação.
Isto é, encontraram-se evidências de que o padrão de agregação dos focos de incêndio no Brasil em determinado dia de abril de 2017 no período de uma hora ocorre devido às características locais existentes (efeitos de primeira ordem) e verifica-se também que um foco de incêndio afeta positivamente a ocorrência de novos focos de incêndio (efeitos de segunda ordem).