Skip to content

Módulo 1: Introdução ao Azure DevOps

Lauriana Paludo edited this page Nov 7, 2024 · 10 revisions

Leitura e discussão dos capítulos 1 e 2 do livro O Projeto Fênix de Gene Kim, Kevin Behr e George Spafford:

Pontos principais dos capítulos 1 e 2:

  • O caos na TI: A equipe de TI está sobrecarregada e sem estrutura.
  • Personagens: Bill, VP de TI, é convocado para resolver problemas críticos e garantir que o projeto Fênix seja entregue.
  • Problemas identificados: Falta de comunicação, processos quebrados, pressão da alta gestão e uma cultura de "apagar incêndios".
  • Principais problemas enfrentados pela equipe de TI no início da história: falta de priorização de tarefas, gestão ineficaz, acúmulo de trabalho não documentado.

Principais lições dos capítulos 1 e 2:

  • A identificação clara de problemas e a comunicação aberta são fundamentais.
  • As soluções que envolvem melhoria de processos, gestão de tempo e recursos humanos podem ajudar a aliviar o caos no ambiente de TI.

O DevOps é a união de pessoas, processos e produtos para habilitar a entrega contínua de valor para seus usuários finais. O Azure DevOps é um conjunto de serviços que fornece as ferramentas necessárias para isso. Pode-se criar, testar e implantar qualquer aplicativo, seja na nuvem ou no local. Práticas do DevOps que habilitam transparência, cooperação, entrega e implantação contínuas passam a estar inseridas no ciclo de vida do desenvolvimento de software.

O Azure DevOps dá suporte a uma cultura colaborativa e um conjunto de processos que reúnem desenvolvedores, gerentes de projetos e colaboradores para desenvolver software. Ele permite que as organizações criem e melhorem produtos em ritmos mais acelerados do que o fariam com abordagens tradicionais de desenvolvimento de software. Pode-se usar todos os serviços incluídos ou escolher apenas o que precisa para complementar o fluxo de trabalho existente. Ele também dá suporte à adição de extensões e à integração com outros serviços, como Slack, Trello, GitHub e ao desenvolvimento de extensões próprias personalizadas.

Os seguintes serviços na nuvem estão disponíveis no Azure DevOps Services:

Azure Boards: Entrega um conjunto de ferramentas Agile para dar apoio ao trabalho de planejamento e acompanhamento, aos defeitos de código e aos problemas de uso dos métodos Kanban e Scrum.

Azure Repos: Fornece repositórios Git ou o Team Foundation Version Control (TFVC) para controle da fonte do seu código.

Azure Pipelines: Fornece serviços de compilação e lançamento para dar suporte à integração contínua e à distribuição de seus aplicativos.

Azure Test Plans: Fornece várias ferramentas para testar seus aplicativos, incluindo testes manuais/exploratórios e testes contínuos.

Azure Artifacts: Permite que as equipes compartilhem pacotes como o Maven, npm, NuGet e muitos outros de fontes públicas e privadas e integrem o compartilhamento de pacotes aos seus pipelines.

Para começar gratuitamente é necessário criar uma organização. Após, carregar o código para compartilhar ou controlar o código-fonte. Na sequencia é possível começar a acompanhar o trabalho usando Scrum, Kanban ou uma combinação de métodos. O próximo passo é realizar a configuração de um Pipeline CI com tarefas de build, testes unitários e integração contínua, seguido da configuração do Pipeline de CD com tarefas de deploy. Por fim, a automatização de builds e deploys com base em eventos específicos.